Brasileirão 2019

Veja qual foi a primeira mudança do técnico Mano Menezes no futebol do Palmeiras

Verdão conquistou vitória de virada sobre o Goiás e quebrou série negativa de sete jogos sem vitória

9 de Setembro de 2019 às 08:00 por | -- comentário(s).


Mano Menezes é um treinador que não esconde a predileção por times com defesas fortes. (Crédito: Cesar Greco/Agência Palmeiras)

Em apenas dois dias de trabalho com o elenco do Palmeiras, o técnico Mano Menezes, contratado para o lugar do demitido Luiz Felipe Scolari, usou do diálogo como forma mais eficaz para passar seus métodos de trabalho e a vitória de virada do Verdão por 2 a 1 sobre o Goiás, neste sábado (7), no Serra Dourada, chamou atenção pela posse de bola. 

Segundo levantamento do Footstats, sites especializado em estatísticas de jogos, o time alviverde teve 59% de posse de bola, mesmo com um homem a menos, e trocou 513 passes ao longo dos 90 minutos contra a equipe goiana. O índice é um recorde já que a equipe tinha trocado, no máximo, 393 passes no triunfo por 2 a 0 sobre o Avaí. 

As estatísticas apontam que Mano Menezes irá promover uma mudança de visão do estilo de jogo da equipe alviverde. Se antes com Felipão, os jogadores exploravam as ligações diretas da defesa ao ataque em busca da velocidade de Dudu, Gustavo Scarpa e Zé Rafael para se armar ofensivamente. Agora, com o novo comandante, trabalhar a bola e buscar abrir espaços na defesa adversária se tornará um dos pontos fortes. 

"Poderíamos sair daqui e eu conversar com vocês sobre a nossa posse, controle, coisas boas, mas poderíamos não ter vencido, e aí não seria completo. A equipe é de qualidade, o trabalho era bom, e nós sabemos que era bom – aliás fizemos um gol de lateral para nos ensinar a ser humilde no futebol, que às vezes as coisas também funcionam na simplicidade, na jogada mais básica", comentou Mano em coletiva após o jogo. 

Com a vitória na estreia do novo treinador, o Palmeiras encerrou o jejum de sete partidas sem vitória no Brasileirão 2019. Além disso, o triunfo de virada também quebrou a  marca negativa de um ano sem vitórias de virada - a última vez havia sido contra o São Paulo, em junho do ano passado. 

"Então é achar o ponto de equilíbrio, saber quando usar para que em algum momento sejamos agraciados. Mas pode sim ser o momento de uma retomada. Perdemos 14 pontos, e isso já deu uma queimada de gordura, então precisamos voltar a fazer o que a equipe fez antes da Copa América, e esse resultado anima o jogador, anima o torcedor", completou.

O Palmeiras chega aos 33 pontos com a vitória e salta para a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. O time alviverde volta a campo na próxima terça-feira para enfrentar o Fluminense, no Allianz Parque, às 21h, em partida adiada da 16ª rodada da competição nacional.