Dia Noite

Conheça Giuliano, novo reforço do Corinthians para o Brasileirão

Giuliano foi campeão e o craque da Libertadores em 2010 (Divulgação/Internacional)

O Paulistão já acabou, o Corinthians já não disputa mais a Copa Sul-Americana e o Brasileirão tem mais de meio turno disputado, mas só agora o Timão anunciou o seu primeiro reforço na temporada: o meia Giuliano, de 31 anos, revelado pelo Paraná, que estava livre no mercado. Com problemas no setor de criação desde as saídas de Cazares e Otero, o Alvinegro começa a resolver a questão e ainda aguarda a chegada de Renato Augusto.

Antes de retornar ao Brasil, Giuliano vivia uma experiência não tão proveitosa no Istanbul Basaksehir, da Turquia. Por lá, foi reserva em mais da metade dos jogos que disputou e nunca conseguiu se firmar. No entanto, essa não é a tônica da trajetória do meia, principalmente no futebol brasileiro.

Enquanto o jogador espera toda a documentação e o aprimoramento físico para poder estrear, o torcedor pode se contentar em relembrar a carreira de Giuliano e com quais credenciais ele chega para tomar conta do meio de campo do Corinthians!

Carreira

Giuliano foi revelado pelo Paraná em 2007, mas por lá realizou apenas 10 jogos no Brasileirão daquela temporada. Sua carreira começou a decolar em 2009, quando se transferiu para o Internacional e se firmou na equipe gaúcha (ele já se destacava nas seleções de base do Brasil antes). 

Em 2010, foi um dos grandes responsáveis por levar o Colorado ao bicampeonato da Libertadores da América, marcando o gol da classificação contra o Estudiantes nas oitavas, o da vitória contra o São Paulo na ida das quartas e um em cada duelo da grande final contra o Chivas Guadalajara.

Acabou indo para o Dnipro Dnipropetrovsk, da Ucrânia, onde ficou até 2014, quando voltou ao Brasil para defender o Grêmio. Foram dois anos no Imortal com bons números, mas com uma passagem bem menos marcante do que a que fez pelo rival, que se encerrou com transferência para o Zenit, em 2016.

Desde então, não conseguiu se firmar, deixando o clube russo para defender o Fenerbahçe um ano depois. Demorou o mesmo tempo para sair da Turquia e rumar à Arábia Saudita, para atuar pelo Al-Nassr, onde venceu o campeonato nacional e a Supercopa Saudita.

Saiu para voltar à Turquia com as cores do Istanbul Basaksehir e agora retorna ao Brasil para jogar pelo Corinthians.

Títulos

Giuliano tem três títulos na carreira (citados acima): a Libertadores conquistada com o Inter em 2010 e as conquistas do Campeonato Saudita e da Supercopa do país com o Al-Nassr. Além deles, o meia de 31 anos coleciona algumas conquistas individuais.

Pelo Colorado, foi eleito o melhor jogador da Libertadores de 2010. Em 2016/17, foi o artilheiro da Liga Europa pelo Zenit, da Rússia.

Números no Brasil

Contando as passagens por todos os clubes brasileiros, Giuliano tem 158 partidas disputadas (10 pelo Paraná, 73 com a camisa do Inter e 75 defendendo o Grêmio). São 29 gols marcados e 27 assistências distribuídas, sendo este um de seus pontos mais fortes (são 88 na carreira).

Pela Seleção Brasileira

Giuliano já foi convocado para 23 partidas da Seleção Brasileira, mas entrou em campo com a camisa do Brasil em 14 deles. A primeira vez foi em um amistoso em 2010, contra o Irã, onde entrou no segundo tempo (a partida terminou 3 a 0 para a seleção verde e amarela).

A última convocação aconteceu para os últimos amistosos de 2017, às vésperas da Copa do Mundo da Rússia. Contra o Japão, na vitória por 3 a 1, ele atuou quase o jogo todo. Dias depois, no 0 a 0 com a Inglaterra, ficou no banco.

Deixe um comentário